O Sol na Astrologia Védica

A FUNÇÃO DO SOL NO MAPA ASTRAL

Sol é luz, calor, vida. Astro que representa o Espírito, a Mente Superior. Aquele que nos lembra todos os dias da existência de um princípio inteligente que rege o Universo, que nos ajuda a ter Fé. Na Umbanda, a força natural sincretizada com o Orixá Oxalá.

O Sol na Astrologia Védica fala da missão do espírito, de sua força interior. Fala do que nos impulsiona, dos nossos propósitos, da nossa autoexpressão. Representa o poder, a capacidade de liderança, o carisma pessoal.

Regente do signo de Leão, representa a Casa 5, da criatividade, dos filhos, força de vontade, expressão e prosperidade.

INTERPRETANDO O SOL

De acordo com Dean Dominic De Lucca, no livro Astrologia Védica, “O Sol é intitulado de Atma-karaka, o planeta indicador da alma. Quando o Sol é proeminente num mapa, e outras combinações o favorecem, o nativo busca a autorrealização e assuntos relacionados à alma. É por isso que o Sol é indicador do ego, dos instintos, da personalidade básica e do caráter”.

David Frawley, em Astrolgy of the Seers, diz que “um Sol bem posicionado dá inteligência, percepção, força de vontade e caráter. Ele proporciona resistência, estamina, vitalidade, espírito positivo, direção, coragem, convicção, confiança, liderança e independência”. Pontos que ficam enfraquecidos quando o Sol está mal posicionado ou sem força no mapa astral. Um Sol em posição maléfica pode criar orgulho, arrogância e até tirania, segundo Frawley.

I know that great being who has the effulgence of the Sun beyond darkness. Only knowing him can one go beyond death; there is no other path for the journey. Shukla Yaujr VEDA 31.18