O Sol na Astrologia Védica

A FUNÇÃO DO SOL NO MAPA ASTRAL

Sol é luz, calor, vida. Astro que representa o Espírito, a Mente Superior. Aquele que nos lembra todos os dias da existência de um princípio inteligente que rege o Universo, que nos ajuda a ter Fé. Na Umbanda, a força natural sincretizada com o Orixá Oxalá.

O Sol na Astrologia Védica fala da missão do espírito, de sua força interior. Fala do que nos impulsiona, dos nossos propósitos, da nossa autoexpressão. Representa o poder, a capacidade de liderança, o carisma pessoal.

Regente do signo de Leão, representa a Casa 5, da criatividade, dos filhos, força de vontade, expressão e prosperidade.

INTERPRETANDO O SOL

De acordo com Dean Dominic De Lucca, no livro Astrologia Védica, “O Sol é intitulado de Atma-karaka, o planeta indicador da alma. Quando o Sol é proeminente num mapa, e outras combinações o favorecem, o nativo busca a autorrealização e assuntos relacionados à alma. É por isso que o Sol é indicador do ego, dos instintos, da personalidade básica e do caráter”.

David Frawley, em Astrolgy of the Seers, diz que “um Sol bem posicionado dá inteligência, percepção, força de vontade e caráter. Ele proporciona resistência, estamina, vitalidade, espírito positivo, direção, coragem, convicção, confiança, liderança e independência”. Pontos que ficam enfraquecidos quando o Sol está mal posicionado ou sem força no mapa astral. Um Sol em posição maléfica pode criar orgulho, arrogância e até tirania, segundo Frawley.

I know that great being who has the effulgence of the Sun beyond darkness. Only knowing him can one go beyond death; there is no other path for the journey. Shukla Yaujr VEDA 31.18

About the author

Eu sou dirigente espiritual de um Templo de Cura Umbandista em São Paulo, sou jornalista, astróloga védica sideral, terapeuta ayurveda, reikiana, cromoterapeuta, fitoterapeuta, mestra, professora, mãe, mulher. Nas religiões espiritualistas e na mediunidade, meu trabalho começou em meados dos anos 90, ainda na adolescência. Como dirigente espiritual, conduzo trabalhos desde 2011. Minha realização chegou com a Casa do Pai Otávio, que desde 2015 é minha missão de vida e principal ocupação, hoje dividida com os Mapas Astrais e Atendimentos Terapêuticos. Todos os dias escuto de meu mentor, meu Guia de Frente, o Pai Otávio: “filha, apenas seja aquilo que você já sabe”. Não consegui plenamente ainda, mas estou tentando. E aqui busco compartilhar um pouco do que sei com cada um de vocês.